A ANCESTRALIDADE
Todos nós possuímos um triângulo de força que nos rege. Ele é constituído pelos nossos Orixás Ancestrais, o Orixá de Frente e o Orixá Adjunto.
Assim que fomos exteriorizado por Deus do Plano Interno da Criação como Centelhas Divinas, recebemos a sustentação direta e imutável de um Orixá Fatoral Masculino e de outro Feminino que nos acompanhará por todo o sempre, sendo que caso o ser seja masculino prevalecerá o Orixá Masculino sobre o Orixá Feminino e vice-versa. Estes Orixás são denominados de Orixás Ancestrais.
Na Dimensão Humana, setenta e duas horas após a fecundação do óvulo, o ser espiritual que reencarnará tem seu mental adormecido e é auxiliado pelo plano superior a reduzir-se até que possa moldar-se ao feto, o que leva de 3 a 4 meses até estar completamente adaptado. Desde então e durante toda a sua vida na carne, será conduzido por um Orixá que lhe fornecerá características e atributos que comporão a sua personalidade (Orixá de Frente) e por um outro Orixá que da mesma maneira atuará no emocional deste ser de modo a equilibrá-lo (Orixá Adjunto).
Todos os seres humanos possuem características hereditárias herdadas de seus Orixás. Veja algumas delas:
Os Filhos de Oxalá são pessoas alegres, emotivas e persistentes. Gostam de festas, roupas da moda, a boa mesa e mulheres inteligentes. Não gostam de trabalho pesado, recintos fechados, falsidade e comida picante. No entanto também podem ser ranzinzas, briguentos, perversos, agressivos e vaidosos.
As Filhas de Oiá são simpáticas, discretas, observadoras, amigas, conselheiras, lutadoras e muito sinceras. Gostam das coisas religiosas, de estudar, de músicas românticas e de homens maduros, reservados e amorosos. Não gostam de pessoas imaturas, grosseiras, intrigas, lugares agitados e de perderem o seu tempo. No entanto podem ser retraídas, ciumentas, possessivas, desconfiadas e não perdoam uma ofensa.
Os Filhos de Oxumaré são extrovertidos, envolventes, comunicativos, educados, amáveis e curiosos. Gostam de festas, da política, de filosofar e de liderar o seu grupo. Não gostam de monotonia, de pessoas mal-humoradas, aproveitadores e de mulheres ciumentas. No entanto podem ser apáticos, fechados, solitários e venenosos.
As Filhas de Oxum são amorosas, delicadas, meigas, sensíveis, perfeccionistas, cuidadosas, protetoras e maternais. Gostam de reuniões familiares, de dançar, de poesias, de ensinar, de crianças e de cuidar da casa. Não gostam da solidão, de política, das ciências exatas, de lugares tristes, de homens ciumentos e autoritários. No entanto podem ser ciumentas, agressivas, vaidosas, insuportáveis, vingativas e não perdoam uma mágoa.
Os Filhos de Oxossi são galanteadores, leais, curiosos e muito prestativos. Gostam de viajar, estudar e fazer muitas amizades. Não gostam de pessoas ignorantes, assuntos fúteis e lugares fechados. No entanto podem ser extremamente críticos, respondões, briguentos e vingativos.
As Filhas de Obá são humildes, boas ouvintes, conselheiras, esperançosas e tiram de si para dar para o próximo. Gostam de coisas práticas, da vida doméstica e da segurança do lar. Não gostam de pessoas soberbas, pessoas vaidosas, lugares agitados e conversas chulas. No entanto podem ser intrigantes, cruéis, traiçoeiras e vingativas.
Os Filhos de Xangô são racionais, judiciosos, observadores, pouco falantes e geniais. Gostam de se vestir bem, de ler, de ouvir música, de uma boa companhia, de uma boa mesa e do aconchego do lar. Não gostam de festas bajuladoras, pessoas egoístas, soberbas e mulheres apáticas. No entanto podem ser rancorosos, implacáveis e intratáveis. Possuem características físicas bem definidas, são de estatura média-baixa de compleição, de porte robusto e feições bem arredondadas.
As Filhas de Egunitá são ativas, emotivas, impulsivas, faladoras e geniosas. Gostam de conversas reservadas, de passear, de espetáculos emotivos e de homens que as encantem. Não gostam de preguiçosos, de comidas sonsas, de bebidas adocicadas e de homens presunçosos. No entanto podem ser egoístas, briguentas, , insensíveis e teimosas. Costumam ser magras e de estatura média-alta.
Os Filhos de Ogum da mesma forma que tentam impor-se a todo custo, apaixonam-se facilmente e quase sempre estão em busca de novas aventura. São leais, protetores, ciumentos e capazes de dar a vida por um amigo. Gostam de comidas e bebidas fortes, do seu espaço, de viajar, de competir e de esportes violentos. Não gostam de sedentarismo, monotonia, músicas suaves ou de ficarem isolados em seus locais de trabalho. No entanto podem ser possessivos, intolerantes, rigorosos, encrenqueiros, insensíveis e implacáveis. De estatura média tem tendência a ter o físico bem definido.
As Filhas de Iansã são envolventes, risonhas, alegres, amorosas, cativantes, amigas, companheiras leais, ousadas, ágeis no pensar, objetivas, lutadoras e líderes natas. Gostam de festas, de pessoas falantes e alegres, de viagens a passeio, de trabalhos agitados e homens envolventes. Não gostam de amizades egoístas, de comidas pesadas, da vida doméstica, de trabalhos monótonos e de homens introvertidos. No entanto podem ser apassionadas, bravas, falantes, briguentas, intolerantes, explosivas e não perdoar quem as magoa. Costumam ser de média estatura e ter um corpo sensual.
Os Filhos de Obaluaiê são cordiais, falantes, criativos, elegantes e generosos. Gostam da boa mesa, de serem o centros das atenções, roupas elegantes, viagens e companhias interessantes. Não gostam do silêncio, da solidão e do trabalho repetitivo. No entanto podem ser prepotentes, autoritários, mesquinhos, desleais, vaidosos, bajuladores e mulherengos.
As Filhas de Nanã são calmas, conselheiras, orientadoras, religiosas, emotivas e muito simpáticas. Gostam de companhias falantes, da boa mesa, roupas coloridas e de pessoas que lhe dêem afeto e respeito. Não gostam de pessoas egoístas, mesquinhas, preguiçosas e exibidas, de crianças peraltas, de desperdício e de festas agitadas. No entanto podem ser intratáveis, ríspidas, tagarelas, fuxiqueiras, vingativas e perigosas.
Os Filhos de Omulu são alegres, organizados, reservados, perspicazes e orientadores. Gostam da vida errante, do misticismo, da boa mesa e de companhia inteligente. Não gostam de horário fixo nos seus trabalhos. No entanto podem ser ranzinzas, turrões, autoritários, perigosos, violentos, intolerantes, cruéis e insensíveis a dor alheia. Geralmente são magros.
As Filhas de Iemanjá são típicas matronas, alegres, leais, fiéis, generosas, trabalhadoras, zelosas e muito ativas. Gostam da vida doméstica, do trabalho produtivo, do estudo, de roupas elegantes e de homens firmes em suas decisões. Não gostam de infidelidade e nem de desrespeito. No entanto podem ser respondonas, irritantes, intolerantes, briguentas e despeitosas. Costumam ser robustas.
Comentários
Postar um comentário