O QUE É QUIMBANDA OU KIBANDA
A Quimbanda ou Kimbanda não é simplesmente mais uma das linhas existentes dentro dos cultos afro-brasileiros, suas influências não são somente Bantu, Nagô e Yorubá, também abrangem em larga escala vários aspectos da Religião Indígena, Católica, o Espiritismo moderno, a alquimia, o estudo da natureza fundamental da realidade e Correntes Orientais.
É importante lembrar que o sincretismo entre Exu e o Diabo
existe, salvaguardando várias confusões ao verificar que atualmente muitas
pessoas pensam que a Quimbanda é um culto satanista, tendo aquele sentimento de
dualidade aonde as pessoas vêem o bem e o mal em uma luta eterna confundindo a
figura do Diabo com tudo de ruim sem lembrar que Ele já teve seu martírio e foi
vencido por Deus que é Quem determina o espectro e a liberdade de suas ações
desde o princípio dos tempos.
O conceito de polaridades, positiva e negativa não se
encaixa no plano material, aonde não quer dizer o mesmo que atitudes, positiva
e negativa, principalmente tratando-se de energia pura. É como disse o
sábio preto velho Pai Maneco, falando da importância dos Exus, apontou uma
lâmpada e disse: Aquela é resultado do perfeito encontro entre o positivo e o
negativo.
É bom deixar claro também que o Exu da Quimbanda não é o
mesmo Exu do Candomblé aonde ele é um Orixá menor da cultura Yorubá, o Exu da
Quimbanda é geralmente um Egum sendo que na maioria dos casos é a Alma de
alguém que pertenceu ao culto, conscientemente ou não, e agora trabalha como
mensageiro dos Orixás, como Exu, mais ou menos o mesmo que ocorre em outras
Linhas e Bandas dedicadas a algum Orixá, por exemplo como na Linha de Ogum
trabalham Espíritos de Índios e Negros que em vida foram guerreiros, usaram
espada e de alguma forma pertenceram ao culto, como sabemos que Seu Ogum Sete
Espadas e Ogum Sete Ponteiras do Mar não são o mesmo que o Orixá maior Ogum.
Os Espíritos, Exus, com os quais estamos tratando tiveram
em sua maioria encarnações aqui na Terra em finais do século XIX e princípios a
meados do século XX, daí vêm as suas vestimentas e a forma de seu
comportamento.
Ainda na questão do sincretismo é muito importante frisar
que os autores que até hoje discorreram sobre o assunto usaram um organograma básico
para apresentar o que muitos pensam ser a verdadeira organização hierárquica da
Quimbanda mas é somente a cópia de um livro antigo de evocação e cultos
diabólicos da cultura ocidental que fala sobre os demônios, suas hierarquias e
poderes, o Grimorium Verum.
Considerando que este livro já existia muito antes do
descobrimento do Brasil e que a Quimbanda como conhecemos é uma religião
brasileira afirmo que é errado basear-se neste organograma como base para
estudarmos este assunto porém não devemos esquecê-lo pois os Exus, como nós,
tiveram já várias encarnações, alguns inclusive viveram nos primórdios da nossa
civilização como por exemplo Exu Tata Caveira que foi um Sacerdote no Egito
antigo ou inda mais longe Exu Caveira que a 30.000 anos atrás era um nômade bruxo
e curandeiro, outrora estes Espíritos já trabalharam no plano astral nesta
mesma Linha e alguns até ajudaram a escrever o Grimorium.
A Umbanda não vive sem a Quimbanda, como a árvore não vive
sem a copa ou sem a raiz, então com base em estudos e prática na Quimbanda
podemos afirmar que o culto como o conhecemos é o mesmo praticado na maior
parte dos Terreiros de Umbanda do Brasil que para obterem equilíbrio em seus
trabalhos cultuam as Sete Linhas da Umbanda e as Sete Linhas da Quimbanda,
desta forma podemos discorrer aqui sobre o assunto de uma forma mais ampla e
que leve a implementar os atuais conhecimentos sobre os Exus.
Quimbanda não é sinônimo de satanismo e de jeito nenhum
pode ser ligada a obscuridade, é apenas um termo usado no Espiritismo é uma
forma de estar na vanguarda do Espiritismo e da magia trabalhando a
espiritualidade como um todo, uma ferramenta destinada a evolução espiritual
através do poder e dos conselhos destes nossos guias protetores, os Exus, que
tanto nos auxiliam nas horas de aflição.
Embora não devamos julgar sabemos sim que lamentavelmente
existem pessoas inescrupulosas e de má índole que usam a magia da Quimbanda
para a prática do mal mas isto é culpa exclusiva do homem e não das entidades,
não podemos culpar o veneno por matar e sim aquele que o utiliza como arma, não
podemos culpar o Exu por fazer o que lhe é pedido mas sim quem se aproveitou
deste contato espiritual para pedir que praticasse o mal. Nunca podemos
esquecer da imutável Lei do Karma, tudo o que você fizer volta pra você.
Existe muita confusão a respeito do termo Macumba e acho
importante esclarecer isto, este nome deriva do Banto ma-quiumba que quer
dizer espíritos da noite, também este nome era usado no sul do país para
definir mulheres negras no tempo da escravidão, por isso o uso do nome ainda
hoje é usado de forma preconceituosa por pessoas ignorantes a respeito do
assunto.
A Macumba pelo que sabemos é o mais primitivo culto
sincretista do Brasil e originou-se na região sul dada a sua maior
predominância da nação Banto, é desta nação que descendem a maior parte dos
cultos afro-brasileiros com influências da Igreja Católica, Indígenas e das
nações do Congo, Angola e Nagô.
A principal razão do culto ser denominado como Macumba foi
justamente por motivo de os rituais serem realizados à noite em razão de os
trabalhos serem feitos com Eguns e porque durante o dia os negros trabalhavam
sem descanso, vem daí a interpretação errada do ritual pelos leigos, os negros
que praticavam a Maquiumba ou como ficou conhecida Macumba eram geralmente
menosprezados, perjuriados e mal interpretados pelos que os escravizaram em
razão de sua fé.
A Igreja também condenava estes cultos com influências
indígenas ou africanas dizendo que praticavam beberagens e até orgias. É
verdade que as entidades bebem e até pitam e que as curimbas, danças, as vezes
são bastante sensuais mas venhamos e convenhamos que entre isto e orgias e
beberagem há uma grande diferença.
Quando os grupos de nações começaram a procurar e a
valorizar mais a sua natureza e identidade cultural é que a Macumba se dividiu,
surgiu então o Candomblé de Angola, o Candomblé do Congo, o Candomblé de
Caboclo ou dos Encantados e o Catimbó, no final do século XIX surgiu a Macumba
Urbana que tinha participação de brancos pobres e descendentes de escravos,
finalmente no inicio do século XX surgiram a Umbanda e a Quimbanda com uma
forte influência do Espiritismo e com o sincretismo religioso.
A formação da Quimbanda teve uma forte influência dos
escravos e índios que sincretizaram Exu com o Diabo por este ser inimigo dos
brancos e por não aceitarem os Santos Católicos, identificando-se assim mais
uma vez com o Diabo. Com o advento da Umbanda começou o trabalho de Quimbanda
em Terreiros de Umbanda o que deu sustentação firme aos trabalhos com os, Compadres,
Exus e assim formatou-se o atual culto da Quimbanda.
Na verdade pode-se dizer que a Quimbanda como a conhecemos
atualmente nasceu juntamente com a Umbanda em 15 de novembro de 1908 pois uma
Linha completa o outra formando esta força que nos da vida e este reino cheio
de luz.
A Quimbanda esta organizada hierarquicamente em sete
grandes reinos, as Sete Linhas da Quimbanda, sendo que na Quimbanda também é
Oxalá quem manda, o Sr. Omolu é o Rei, coroado por Oxalá, este delega os
poderes aos Exus Chefes de Falange:
1. Linha das Encruzilhadas: Exu
Tiriri
2. Linha dos Cruzeiros: Exu Meia Noite
3. Linha das Matas: Exu Arranca Toco
4. Linha da Calunga Pequena (cemitérios): Exu Caveira
5. Linha das Almas: Exu Tranca Ruas das Almas
6. Linha da Lira: Exu Sete Liras
7. Linha da Calunga Grande (praia): Exu do Lodo
É importante lembrar que quando o Exu, qualquer um Deles,
estiver incorporado no Pai de Santo, no dirigente dos trabalhos, Ele esta
trabalhando com a Coroa e por este motivo é o Chefe dos trabalhos da Gira de
Quimbanda tendo liberdade de movimento entre os Reinos através do contato com
os outros Exus presentes no trabalho. Trabalhar com os, “compadres”, Exus
requer muito respeito e consideração por parte dos dirigentes, médiuns e
consulentes pois são Entidades muito poderosas, de muito Axé.
EU RICARDO APARECIDO ROMERA DATA DE NACIMENTO 05 DE FEVEREIRO DE 1976 PEÇO PARA MIM DOM DE EU SER MESTRE DE CAPOEIRA SEM ACADEMIA E ALUNO SER MESTRE COM TODA CAPOEIRA ANGOLA E REGIONAL DE TODOS DO MESTRES DE CAPOEIRA DE TODOS OS ESTILOS DE CAPOEIRA ANGOLA E REGIONAL E MEU PENÉS DE 11,5 AUMENTAR PARA 22 CENTIMETRO DE COMPRIMENTO E 5 CENTIMETRO DE GROSSURA CONDO EU SENTIR TESÃO POR MULHER E FAZER SEXO COM MULHER E MESTURBAR MEU PENÉS FICAR COM 22 CENTIMETRO DE COMPRIMENTO NA ORA DE FAZER SEXO COMMULHER E SINTIR TESÃO POR MULHER E FAZER SEXO COM ELAS E NA HORA DE MESTURBAR EU SE TORNAR O MELHOR NA ARTE DA CAPOEIRA DE TODOS OS TEMPOS DA ARTE DA CAPOEIRA SABER DE TUDO DE CAPOEIRA E FAZER DE TUDO DE CAPOEIRA ESECUTAR NO MEU CORPO E PERNAS E PÉS E BRAÇOS E MÃOS E PEITO E CABEÇA E CELEBRO MENTE DE MESTRE DE CAPOEIRA SEM ACADEMIA E ALUNOS EU SETORNAR OMELHOR MESTRE DE CAPOEIRA DE TODOS OS TEMPOS DE CORAÇÃO BOM DE PESSOA DO BEM DE RESPEITO E EDUCAÇÃO PELOS ORÍXAS E SEUS SACERDOTES HOMEM E MULHER E PESSOAS DO BEM EU VIVER EM PAZ SEM INIMIGOS E INIMIGAS DO BEM EU SEMPRE COM RESPEITO E EDUCAÇÃO E SABEDORIA E EDUCAÇÃO EMTUDO DE FALAR E PRENUNCIAR ESCREVER E FAZER O BEM SEMPRE E U SER MESTRE DE CAPOEIRA E VIDÊNTE E MÉDIUM DE UMBANDA E CATOLICO DE UMBANDA E EVANGEILICO DE UMBANDA E CARDECISMO DE UMBANDA E MEDIUM DE DOUTOR BEZERRA DE MENEZES E ALAN CARDEQUE E DE EXÚ MACHO DO SEXO MASCULINO E NAÕ VOU RECEBER A PARTE FEMININA SOU HOMEM MACHO E PEÇO COM EDUCAÇÃO TUDO DE BOM PARA MIM MEU PAI E MÃE E FAMILIA EDUCAÇÃO E RESPEITO SEM INMIGOS E INMIGAS E ENVEJA E OLHO GRANDE NO QUE É MEU NOSSO NUNCA JAMAIS
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