ORIXÁ YORIMÁ

ORIXÁ YORIMÁ A LINHA DE YORIMÁ NA UMBANDA - ASTROLÓGICA OS 7 ORIXÁS MENORES - Yorimá (Pais ou Pretos Velhos)
Orixá Yorimá também é de vibração original - Yori e Má que juntos significam “a essência divina em ação”. É a linha dos Pretos-Velhos. Atua no chacra básico, sua cor fluídica é o violeta, seu metal correspondente é o chumbo, seu dia da semana é sábado, seu planeta é Saturno, o elemento que manipula é o fogo e também atua nos cinco sólidos perfeitos.
Yorimá é a vibração ou linha de força espiritual, sob a qual estão situados os espíritos que podem exercer uma ação geral sobre os viventes e os encarnados. E a faixa vibratória que acolhe os magos da experiencia, da sabedoria. e o mestrado da magia envolvendo os aspectos da terapêutica natural e astral e oculta. São os senhores do cabalismo, pela ação das "rezas" de força, etc.... na umbanda, apresentam-se como espíritos de "pretos-velhos". segundo a lei do verbo, a linha de Yorimá reflete ou traduz: potência, ordem, principio permanente. Yorimá=potência da palavra da lei. Palavra reinante da lei. 
Obs.: na assimilação exterior, religiosa, aplica-se o sincretismo: ora se diz como linha dos pretos-velhos, ora como dos africanos, de São Cipriano , das Almas , (EGUNS) , etc.
YORIMÁ portanto traduz: PRINCIPIO OU POTÊNCIA REAL DA LEI.
OS 7 ORIXAS MENORES - Yorimá (Pais ou Pretos Velhos):
Os 7 Orixás menores são os que representam aqui no planeta terra, em seu plano físico o Orixá Ancestral, são eles:
· Pai Guiné
· Pai Congo de Aruanda
· Pai Arruda
· Pai Tomé
· Pai Benedito
· Pai Joaquim
· Vovó Maria Conga

Abaixo destas entidades estão os Guias, podemos citar: Pai Chico das Almas, Vovó Angolá, Pai Joaquim de Angola, Pai Congo do Mar, Vovó Joana, Vovó Cambinda da Guiné, Vovó Benedita e outros.
Logo abaixo, dentro da hierarquia sagrada, temos os Protetores, dentre eles citaremos Pai Tibúrcio, Pai Cipriano, Vovó BAHIA.
YORIMÁ é o Orixá primaz do elemental TERRA, cuja corrente cósmica vem pelo cardeal NORTE. Manipula os éteres, e dentre eles ÉTER QUÍMICO e REFLETOR. A Vibração de YORIMÁ é composta por diversas entidades que alcançaram a maturidade espiritual, através de experiências mil, sendo pois "SENHORES DAS EXPERIÊNCIAS".
Cristalizaram essa experiência em forma de evolução, orientando muito principalmente Seres Espirituais ainda inexperientes e vulneráveis aos entrechoques individuais e coletivos que atendem suas próprias necessidades kármicas individuais ou coletivas. Essas Entidades, seus ORIXÁS e GUIAS, contribuíram muito decisivamente na formação física de nosso planeta, em seus mínimos detalhes, sendo portanto "SENHORES DE NOSSA CASA PLANETÁRIA". Ajudaram na ANTROPOGÊNESE, muito contribuindo com seus conceitos adquiridos no velho - e não menos majestoso em evolução.
PLANETA SATURNO. Atualmente, sua função se prende em orientar os filhos de Fé no caminho da Fé e da evolução, alcançadas através da humildade e sabedoria. Mostram que o peso das experiências torna leve a consciência, direcionando-a a níveis superiores, aos planos mais altos da vida. Disso tratam suas mensagens quando mediunizam seus filhos de fé, e tudo feito de forma oportuna, transparente e que não traumatizem os Filhos de Fé. Adaptam seus ensinamentos aos mais diversos níveis de entendimento das humanas criaturas, sempre de forma paciente e tolerante.
São exemplos de humildade, paciência e tolerância, pois alcançaram patamares espirituais de elevadíssimo escolmas dirigem-se aos simples, humildes e desgarrados, fazendo-o com amor só alcançado por quem já renunciou ao ilusório e a si mesmo. Em se tratando de magia Etéro-Física, atuam neutralizando as baixas correntes ou cargas pesadas oriundas da baixa magia ou Magia Negra.
São Mestres neste mister e, por sua experiência profunda, não raras vezes, se misturam com as falanges negras visando combatê-las, sabotando assim as ações deletérias dos Gênios das Trevas. Ajustam e ideoplastizam (Ideoplastia é um fenômeno de transfiguração que pode acontecer durante as manifestações dos Espíritos. Quando a influência do desencarnado é muito intensa junto do campo psicossomático do médium ele poderá assumir algumas feições do comunicante) seus Corpos Astrais para se infiltrarem no submundo Astral, visando minar o poder ou mesmo esclarecer, de maneira muito inteligente e sutil, as Almas aflitas que se encontram presas nas garras de verdadeiros marginais daquele plano. São Mestres na Magia, desfazendo os efeitos etero físicos dos popularmente chamados "Trabalhos de Magia Negra", e por isso são chamados de "MANDINGUEIROS DE LUZ".
Não podemos confundi-los, é claro, com "feiticeiros", como muitos os chamam.
Esperamos ter deixado clara a distinção. Enquanto os Prepostos de Yorimá ativamente desfazem os "bozós" (feitiços, correntes de bruxaria, vodus etc..) os ditos QUIMBANDEIROS, com suas hordas, são os que fazem esses trabalhos inferiores e grosseiros que visam contundir este ou aquele indivíduo.
Nesse trabalho incessante de atuação direta tanto na Luz quanto na Sombra, incrementado a evolução, é que atuam os Orixás e Guias, orientando os protetores e seus subplanos na execução direta dessa difícil tarefa, qual seja de preservar a integridade mágico-vibratória do planeta e de seus habitantes. Essa e a função mais direta dos ditos PAIS-VELHOS ou PRETOS-VELHOS na Corrente Astral de Umbanda da Atualidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE É QUIMBANDA OU KIBANDA

QUEM É PAI CIPRIANO NA UMBANDA

XANGÔ BARÙ, IGBARÙ OU ÒBÁ BARU